O que fazemos – Pesquisa
O Núcleo de Pesquisa e Ensino NUPE-AMBULIM foi estabelecido em agosto de 2017 com objetivo de estimular a produção acadêmica do nosso corpo clínico, o desenvolvimento de projetos de pós-graduação e de publicação de artigos. Atualmente contamos com três orientadores cadastrados oficialmente em programas de pós graduação da USP:
- Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás – Fisiopatologia Experimental (FMUSP) e Neurociência e Comportamento (NEC-IP-USP)
- Profa. Dra. Karin Dunker – Fisiopatologia Experimental (FMUSP)
- Profa. Dra. Paula Costa Teixeira – Neurociência e Comportamento (NEC-IP-USP)
Nossos grupos de pesquisas
PROTAD – Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência
Grupo responsável pela avaliação e pelo acompanhamento de variáveis clínicas nos pacientes admitidos pelo programa, tanto na modalidade ambulatorial quanto internação, para produção de evidências científicas em transtornos alimentares na infância e na adolescência. A coordenação de pesquisa é feita nutricionista Juliana Bergamo Vega.
PROCASO – Programa de Pesquisa em Compulsão Alimentar, Sobrepeso e Obesidade
Este grupo de pesquisa trabalha no projeto intitulado “Desenvolvimento de um programa de tratamento melhorado e acessível para pessoas com transtorno de compulsão alimentar e sobrepeso ou obesidade comórbida”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP – processos no 2018/18028-2 e 2019/14622-0). O projeto é liderado pelo psicólogo Dr. Felipe Quinto Luz.
PROJETO AGATA – Análise de Genes Associados aos Transtornos Alimentares
Esse projeto de pesquisa realiza discussões e análises de polimorfismos de genes do sistema monoaminérgico e de regulação do apetite associados aos transtornos alimentares. O grupo é liderado pela nutricionista Dra. Sophie Deram.
Grupo de Estudo e Pesquisas em Terapia Comportamental Dialética DBT (Dialetical Behavior Therapy)
Este grupo de pesquisa, assistência clínica e treinamento é responsável pelas adaptações, traduções e diretrizes da comissão de DBT dos Transtornos Alimentares no Brasil – DBT Brasil. O nosso grupo trabalha nos eixos de pesquisa da aplicação de DBT em pacientes graves e com múltiplos diagnósticos, assistência clínica dentro do AMBULIM e no treinamento de profissionais da saúde. O grupo é liderado pelo psicólogo Fellipe Augusto de Lima Souza.
GRUPO DO CORPO E IMAGEM CORPORAL
Este grupo interdisciplinar realiza estudos e pesquisas sobre avaliação e tratamento da distorção da imagem corporal; prática de exercício disfuncional, e aplicação de protocolos de exercício intuitivo para os pacientes ambulatoriais. O grupo é coordenado pelas profissionais Dra. Bianca Thurm (fisioterapeuta) e Profa. Dra. Paula Costa Teixeira.
NEPEF – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM ÉTICA E FELICIDADE DO PROGRAMA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES
O grupo tem como missão estudar, nos diferentes campos do conhecimento, as questões ligadas à ética e à felicidade. Os profissionais visam trabalhar habilidades que promovam um fortalecimento emocional no indivíduo, contribuindo para a busca de uma sociedade mais próspera, resiliente e compassiva. O compromisso com as inovações das pesquisas das neurociências nessas áreas contribui para ajudar as pessoas a aplicarem os conhecimentos do bem-estar em suas vidas pessoais e profissionais. Estudos em felicidade apontam que a saúde emocional influencia na saúde física. Pacientes com transtornos emocionais se beneficiam de práticas ligadas à promoção de felicidade e isso interfere positivamente na qualidade de vida e prognóstico do transtorno psiquiátrico. Uma consciência do bem-estar emocional e social pode levar os indivíduos a agir com bondade e compaixão, encorajando o bom desenvolvimento da ética e da felicidade nas futuras gerações. O grupo é liderado pelo Prof. Dr. Táki Athanássios Cordás.
Escalas para pesquisas em transtornos alimentares
Na esperança de contribuir com uma maior qualidade e construir uma rede de pesquisadores parceiros interessados em desenvolver o campo cientifico dos transtornos alimentares no Brasil, disponibilizamos aqui algumas das referências que contém escalas e questionários validados sobre diversos temas que interessam a área.
As escalas que não estão disponibilizadas aqui para download, precisam ser solicitadas diretamente para os autores responsáveis pela publicação.
Se você é um autor de uma escala relacionada ao assunto, você pode solicitar a inclusão nesta relação e ajudar-nos a manter esta rede cientifica. Envie suas informações para o e-mail nupeambulim@gmail.com