Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade Do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) / Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Quem somos
Com base no IPqHCFMUSP o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade dedica-se à compreensão científica da ética, felicidade, realização e bem-estar.
Nossa missão
Temos como missão estudar, nos diferentes campos do conhecimento, questões ligadas à ética e à felicidade. Visamos trabalhar habilidades que promovam um fortalecimento emocional no indivíduo, contribuindo para a busca de uma sociedade mais próspera, resiliente e compassiva. O compromisso com as inovações das pesquisas das neurociências nessas áreas contribui para ajudar as pessoas a aplicarem os conhecimentos do bem-estar em suas vidas pessoais e profissionais.
Entendemos que:
- A ética e a felicidade estão entrelaçadas, motivando indivíduos e sociedades virtuosas;
- A ciência da felicidade pode ser ensinada e desenvolvida com teorias e práticas;
- O conhecimento sobre a felicidades proporciona uma melhoria na vida pessoal e profissional das pessoas;
- A ciência da felicidade examina como as pessoas superam as circunstâncias difíceis da vida e como desenvolvem comportamentos e práticas positivas para a vida cotidiana;
- A boa ética individual favorece a boa ética social, e a boa ética social favorece a boa ética individual;
- Estudos em felicidade apontam que a saúde emocional influencia na saúde física;
- Pacientes com transtornos emocionais se beneficiam de práticas ligadas à promoção de felicidade e isso interfere positivamente na qualidade de vida e prognóstico do transtorno psiquiátrico;
- Bullying e comportamentos de agressão em qualquer medida ou ambiente são incompatíveis com as relações éticas e exercem profundas perturbações na saúde mental de crianças, adolescentes, adultos.
Desse modo, almejamos uma mudança de visão sobre a natureza humana, disseminando a gentileza, a empatia, a cooperação, a justiça, o bem-estar, entre outras virtudes, em oposição ao interesse próprio, agressividade, desrespeito e egoísmo na sociedade. Uma consciência do bem-estar emocional e social pode levar os indivíduos a agir com bondade e compaixão, encorajando o bom desenvolvimento da ética e da felicidade nas futuras gerações.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
- Ensino por meio de palestras, cursos, eventos científicos e publicações.
- Capacitações em escola, universidades, empresas, hospitais e outras instituições.
- Divulgação de diferentes questões ligadas à ética, à felicidade e ao “bullying” em diferentes canais de comunicação, incluindo mídia eletrônica e redes sociais.
- Pesquisa e atendimento no Instituto de Psiquiatria e em outras instituições.
MEMBROS
- Táki Athanássios Cordás, coordenador da Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, coordenador do programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do IPQ-HCFMUSP, professor dos programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP, de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.
- Cristiano Rodrigues Batista, pedagogo e professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, doutorando em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Graduado e mestre em Estudos Literários pela UFMG
- João Carlos Machado Ferreira Junior, coach, economista, pós-graduado em Marketing
- Ives Alejandro Munoz, filósofo e professor. Realiza estudos em ética e neurociência, com interesse nas bases neurais do comportamento moral, educação ética e ética para felicidade, em especial as virtudes morais, empatia, cooperação, honestidade, altruísmo, e também no pensamento ético de Aristóteles.
- Francisco Petros, advogado especialista em compliance e ética empresarial e economista.